terça-feira, 24 de outubro de 2017

Uma carta aos meus dezessete anos


Oi, pode parecer bem louco, mas eu sou você no futuro.
Nossa, sempre quis dizer isso para alguém. Rs

Acho que não vai soar tão louco, porque se você sou eu, nessa altura da vida já está começando a saber que nós podemos fazer muita coisa que nem imaginávamos.
Arrumar um namorado bonito por exemplo, quem diria?? Mas agora aos dezessete você tem um e ele é um fofo né? Você não vai ficar com ele, mas relaxa, essa relação vai ser ótima enquanto durar e você só vai lembrar de coisas boas - exceto no que se refere a sua sogra.
Mas eu não voltei aqui para falar de amenidades e sim sobre coisas importantes que você precisa saber. Escolhi os dezessete anos, porque desde sempre a gente achava que os 17 marcavam a melhor fase da vida: sem a obrigação de um adulto e sem as limitações de criança. Hoje a gente acha que os dezessete foram um período crucial, onde você realmente começou a fazer as escolhas que nos trouxeram até aqui.

Bem, hoje nós estamos em um lugar que você certamente não imagina. Não, você não é rica, desculpe. Não, você também não tem dois filhos e abandonou seus sonhos. Na verdade pensando agora eu acho que estamos até próximas do que você é aos 17: uma mulher que corre atrás de sucesso em todos os campos da vida. Mas ok, vou falar do que você não sabe.
Você vai precisar admitir que sim, com o tempo as experiências mudam e que você vai mudar também. É chato dizer, mas realmente você vai diminuir essa marra e vai ver que não adianta brigar com o mundo todo, porque nem sempre ele te obedece e você precisa aceitar.
Você vai se decepcionar muito com as outras pessoas, de um jeito que você ainda não imagina como dói. Mas vai decepcionar muitas pessoas também e isso também vai doer em você, mas talvez seja necessário. Você vai se decepcionar com você mesma e essa talvez seja a situação mais difícil de superar, na verdade eu acho que nós ainda não conseguimos.

Durante muito tempo você não vai entender porque as pessoas entram e saem da sua vida e vai ter a impressão de que elas não fazem questão de ficar. Você vai achar que talvez não seja interessante o suficiente, ou que não falou ou fez tudo o que podia para mantê-las por perto. Não é bem assim. Ok, você poderia ser mais doce e perder esse medo de ser meiga e parecer ridícula e frágil, mas isso por si só não mudaria os caminhos. Hoje em dia a gente já sabe que as pessoas têm papéis a cumprir nas nossas vidas e que isso envolve tempo, permanência e partida. E a partida não apaga o que deu certo, não amarga o gosto bom que a gente sentiu. Agora a gente já tem menos medo da perda, porque já passou por perdas tão difíceis e dolorosas que mesmo não deixando de sofrer, consegue lembrar que depois ainda pode respirar. E respirar alivia e torna mais leve.

Ah! Essa criatividade que você acha que é só uma coisa boba vai te ajudar nos seus piores momentos. Não, você não vai construir uma invenção revolucionária como tentava sempre que brincava de cientista e nem conseguir elaborar um mega plano pra roubar um banco, como vira e mexe você pensa ( e ainda pensamos...hahaha). Mas ela vai te dar forças pra levantar sempre que você cair. E vai te dar ânimo sempre que você se distrair. Sua criatividade vai te lembrar a pessoa maravilhosa que você é, mesmo quando insistirem em te dizer que você não tem nada de bom ou interessante.

A propósito, vão te dizer isso várias vezes.

(...)

Voltei. É, preciso te avisar que você vai sentir muita falta de tédio e rotina. Porque a rotina mais chata que você terá vai ser tão corrida que vai parecer no mínimo uma maratona. Quando a gente vira adulto o auge da liberdade pode ser simplesmente ficar dentro de casa, embaixo daquele edredom que sua mãe vai comprar daqui uns anos pra você e que você não vai dar muita bola de início, mas depois vai levar pra qualquer lugar do mundo.

Bem, voltando ao fato de não ser uma boa pessoa. Muita gente vai tentar te dizer isso. Hoje a gente não acha que é uma pessoa maravilhosa e na verdade estamos bem longe disso. Mas a gente consegue olhar pras outras pessoas e ver que elas também têm defeitos e não são tão melhores que a gente ao ponto de poderem dizer que nós somos piores do que elas. Parece complicado, mas é bem simples, vai por mim. Vai demorar um pouco, mas vai chegar uma hora que você vai ter coragem suficiente pra não deixar ninguém te convencer de que não é boa o suficiente pra conseguir o que merece. E que o quanto você merece é uma questão sua com o universo, nada que possa ser limitado por outro rélis mortal.
Pelo seu jeito turrão você não tem idéia do quanto as amizades serão importantes na sua vida. Provavelmente nenhuma das que você tem nessa fase vão se manter. Mas continuarão tendo cumprido um papel. E novas surgirão e novas vão acabar. Mas nos momentos mais difíceis em geral você terá alguém com quem falar. Mas nas vezes em que isso não acontecer, você vai sempre poder contar com você mesma. Mas isso, pra ser sincera, a gente tá aprendendo mais nos últimos tempos.

Amores. Eu bem te conheço e sei muito bem que "#loka" pra saber sobre isso. Olha, como eu posso dizer... Você é bem forte sabe. E seus amores vão te ajudar a descobrir isso. Alguns deles aliás vão tentar te enfraquecer de todas as formas, vão conseguir te levar aos seus limites, mas como eu disse, sempre que estiver muito triste você vai perceber que ainda pode respirar. E respirar alivia. Mas você vai ser muito feliz. Muito. Aquela felicidade que talvez aí pra você aos dezessete seja bem mais fácil. Sabe aquele jeito que você cai na gargalhada até a barriga ficar doendo com as próprias piadas? A gente ainda consegue fazer isso de vez em quando. As coisas do coração serão confusas mas nítidas, difíceis mas gratificantes, inexplicáveis, mas fáceis de entender o motivo com o passar do tempo. Mas a melhor coisa que estamos aprendendo, depois de muito tempo tentando, é que amores fazem parte da gente, mas que a gente é um monte de outras coisas também. A gente tá tentando a passo de formiguinha ser maior, se expandir. Então, se isso te anima, acho que estamos melhorando bastante nesse sentido.(hahaha)

Tava lembrando aqui de alguns dias que serão os piores da sua vida. Não são muitos, você realmente é uma garota de muita sorte. Mas vão ser difíceis sim. Hoje eles ainda fazem parte de nós, mas já parecem bem distantes e nós respiramos muito bem mesmo tendo passado por eles.
Você vai chorar muitas noites, muitos dias, muitas tardes e manhãs. Mas você vai rir tanto, mas tanto, que também vai chorar de tanto rir.

Nos últimos dias honestamente eu pensei muito e imaginei que se soubesse o que sei hoje não faria as mesmas escolhas, iria por caminhos melhores e mais seguros e estaria muito melhor em vários sentidos da vida. Fiquei um pouco frustrada e perguntando, "mas por que eu não pensei melhor?", "Por que eu realmente fiz as coisas dessa forma?", "Se eu seguisse o conselho de fulano...".
Foi difícil e, por mais que desanimar não seja uma possibilidade para nós hoje, eu desanimei. Pensei em quanto tempo eu perdi, em quanto atalhos desperdicei. Quantas voltas enormes eu dei para chegar até aqui, que não é nem a metade do caminho que eu gostaria de estar.

Mas falando contigo agora eu me dei conta de que fiz as escolhas que fiz porque eu era você e não eu. E se você não tomou as melhores decisões a coragem que teve pra segurar todas as consequências sempre foi fascinante. Você sempre levantou e isso é fantástico. Pode não ter sido das melhores formas, mas você sempre tentou ir em frente. Talvez com muito mais coragem por volta dos dezessete do que agora, que já temos certas experiências e vícios e escolhemos caminhos mais concretos e seguros. Acredita que a gente se importa com o que pensam a nosso respeito? Que vergonha de te contar isso. Mas prometo que vamos tentar superar esse hábito horrível, de coração.
Tava aqui lembrando a sua vontade de construir tudo, e a sensação que você tem de que o mundo tá todo ali, só esperando você fazer 18 pra poder fazer tudo o que é possível ser feito por você. Confesso que hoje a gente ainda não sabe tudo o que é possível a gente fazer. Mas a gente vem descobrindo devagar e tudo no seu tempo tem sido bom. Lembrei também do jeito que você respirava e enchia os pulmões quando tava irritada e como pensava em bater, em quebrar tudo em botar tudo abaixo quando não achava justo. Quando você defendia suas amigas de escola, quando queria lutar pelo que acreditava. Você é linda e brilhante. E mesmo que daqui uns anos todo esse ímpeto te traga coisas ruins e momentos muito difíceis, vai ser bom lembrar deles e aprender com eles principalmente.

Comecei esse texto achando que não podia perder a oportunidade de te preparar para tudo o que você vai enfrentar pela próxima década. Mas estava totalmente equivocada. Você me preparou todos esses anos. E na verdade eu estou muito orgulhosa de ter sido você. Obrigada. Acho que resume bem, porque eu não tenho muito o que dizer diante da tranquilidade que entrou no meu coração agora.
Viu, continuamos emotivas e bobonas (com o passar do tempo você vai começar a assumir mais isso em público, relaxa).
Acho que eu precisava voltar aqui, olhar você e te dizer: Bom trabalho.
Vou fazer o possível para que daqui a uma década também voltem e me digam isso, prometo.

Prometo também que volto pra falar com você, sempre que as coisas parecerem meio sem sentido.

Um beijo. Se cuida. Eu sei que vai se cuidar.


Obs: Hoje a gente prefere gato à cachorro, pizza a X-bacon e tem evitado comer pipoca com caldo knorr por causa do colesterol. A gente aprendeu a comer comida japonesa (não faz careta!) mas isso na verdade é prejuízo pro bolso. Você continua amando o disco da sua vó do Martinho da Vila e viu que não tem a menor graça em fazer academia e pegar ônibus sozinha.